Blog – Ideas your way
Decoração orgânica: a reaproximação com a natureza em casas e apartamentos!
10 Set

Decoração orgânica: a reaproximação com a natureza em casas e apartamentos!

O desenvolvimento acelerado das cidades acarretou em ambientes tomados por prédios, asfaltos e muros, tornando o conceito de cidade cinza muito presente na vida da maioria das pessoas.

É cada vez mais difícil encontrar locais com o verde predominante nos grandes centros, a não ser, parques dedicados a tal. Entretanto, será mesmo que é necessário fazer alguns quilômetros para sentir a proximidade da natureza e respirar a tranquilidade e simplicidade que isso traz?

Para os que buscam estes sentimentos e não se aquietam ao cinza, vale a pena ir um pouco mais a fundo na principal tendência para os próximos anos: a decoração orgânica.

Conceito

A decoração orgânica nada mais é do que trazer um pouco da natureza para dentro do seu ambiente, através de elementos que compõem uma paleta de cores neutra, com matéria-prima natural, texturas livres e materiais leves.

Baseada na necessidade de olhar para o meio ambiente e colorir com naturalidade e aconchego os espaços do dia a dia, esta tendência vem tomando conta dos projetos de muitos arquitetos e designers por combinar perfeitamente com o clima tropical do nosso país!

Que tal investir e fazer diferente? Confira nossas dicas para adicionar organicidade a sua casa ou apartamento!

As cores

Para começar, a paleta de cores que irá compor o espaço é muito importante e, seguindo a tendência orgânica, é preciso que olhemos para a natureza em sua essência com tons neutros e calmos, para dar a base ao meio ambiente, enquanto os azuis, verdes e amarelos em tons pastéis contribuem como pontos de luz para as produções.



Os móveis

Para as peças principais dos ambientes, aposte em tons rústicos ou terrosos que transmitem a realidade natural das florestas, mas trazem sofisticação. O estilo orgânico também conta bastante com o minimalismo para compor o aconchego, portanto, não insira muitas variações de cores nos móveis do mesmo ambiente: deixe que os detalhes falem!

Leia também: A importância de contratar um profissional de decoração

Peças decorativas

Aqui a magia começa a tomar conta!

Para decorar, utilize tecidos leves como o linho e o algodão para trazer o frescor em cortinas, almofadas e mantas. Para puffs, tapetes, molduras e luminárias, opte por peças feitas através de fibras naturais, como sisal, vime e bambu. Estampas étnicas ou tropicais também podem ajudar!

Quanto aos formatos, esqueça as amarras! Para trazer o tom orgânico é muito interessante optar por linhas sinuosas, que imitem formas puras da natureza, como folhagens, troncos ou plantas. 

Outras ótimas alternativas são os itens artesanais, afinal, eles são feitos com materiais naturais, vindos exatamente da nossa principal inspiração.

Verde particular

Como não poderia faltar, invista bastante em plantas! Não podemos dizer que quanto mais verde melhor, porque exageros nunca são bons, porém, enquadre em cada ambiente um pouco.

Flores são interessantes, mas novamente, cuidado com a quantidade de cores: deixe que o verde indoor tome conta com plantas grandes e que inspirem um ar mais sofisticado e ao mesmo tempo libertador.

Translúcido

Por fim, caso seja possível em sua casa ou apartamento, deixe a luz natural entrar através de janelas grandes, espaços envidraçados e poucas divisórias. Isso finaliza o projeto trazendo ao ambiente a amplitude que se vê na natureza.

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!