Blog – Ideas your way
Dicas de como decorar um quarto infantil compartilhado entre irmãos
03 Mar

Dicas de como decorar um quarto infantil compartilhado entre irmãos

Os irmãos possuem uma ligação única e, por isso, muitos ficam no mesmo quarto por um longo tempo, até mesmo depois de alcançar a idade adulta. Além disso, existe o fato de que as casas estão ficando cada vez menores e é necessário acomodar 2 crianças no mesmo cômodo. A questão é: como fazer a decoração de quarto infantil compartilhado?

A situação aqui é um pouco mais complicada já que existem duas pessoas e, portanto, personalidades diferentes. Uma gosta de laranja, a outra, de azul, uma gosta de um tipo de desenho animado a outra, gosta de outro e assim por diante.

Para ajudá-lo nessa tarefa que parece tão difícil, nós listamos abaixo dicas valiosas de como fazer a decoração de quarto infantil compartilhado sem grandes complicações. Continue com a leitura e tenha boas ideias!

Guarda-roupa com porta de correr

As portas de correr são a melhor opção para um quarto compartilhado. Elas ocupam menos espaço e também evita-se o risco de a criança bater em uma delas. No início, você pode comprar um guarda-roupa de solteiro, que tem duas portas. Assim, cada lado pertence a uma pessoa.

Mas caso o guarda-roupa tenha 3 portas, a melhor forma de resolver essa divisão é usando a parte do meio para guardar itens que são necessários para os dois irmãos: lençol, colcha, toalha e assim por diante. Use adesivos com as letras iniciais dos nomes para identificar qual lado é de cada um e também as gavetas. Assim, evita-se brigas desnecessárias.Descubra o poder das cores na decoração

Beliche

Usar uma beliche para os irmãos é a melhor solução para um quarto compartilhado. É uma ótima maneira de liberar espaço, especialmente para brincadeiras. O irmão mais velho, pode ficar na cama de cima, enquanto o menor fica na de baixo. Você também pode colocar uma pequena luminária em cada uma das camas, com meia luz caso eles durmam em horários diferentes.

Quer uma outra boa ideia? Adquira uma bicama que tenha uma outra cama na parte de baixo, que fica guardada embaixo para o caso de um amiguinho ou primo querer dormir na sua casa.

Cores

Investir em tons neutros para as paredes e mobília é a melhor opção. Dessa forma, é possível usar as cores preferidas de cada um nos itens pessoais: almofadas, roupas de cama, toalhas, bichos de pelúcia entre outros podem ser de acordo com a preferência de cada um sem precisar “invadir” o espaço do outro ainda que estejam em um quarto compartilhado.

Use móveis para dividir os espaços

Em vez de usar uma parede ou então deixar os espaços como um só, você pode usar um móvel para dar a ideia de divisão dos espaços. Pode ser uma cômoda, um criado-mudo, um baú para guardar as roupas de cama e assim por diante.

Você também pode aproveitar uma janela do quarto para ser o item que divide os espaços, pode usar uma cortina, um papel de parede ou qualquer outra coisa que combine com a decoração e dê a ideia de divisão de espaço para as crianças.

Móveis modulados

Quer aproveitar cada espaço na decoração de quarto infantil compartilhado? Então, os móveis modulados são a sua melhor escolha. Ele consegue aproveitar cada espaço do quarto, do chão até o teto e assim, deixar mais espaço livre no chão para que as crianças brinquem. Você pode, inclusive, montar duas escrivaninhas para estudo do mesmo lado dos armários modulados.

Mantenha a individualidade

É muito importante que as crianças tenham condições para desenvolver a própria personalidade e individualidade. É claro que os irmãos devem ser companheiros e se ajudar, mas é essencial que eles consigam fazer praticamente tudo sem a necessidade de estar sempre perto do outro. 

Por exemplo, compartilhar a mesma escrivaninha não é interessante. Eles podem gostar de cores diferentes, podem querer organizar os materiais de outra forma, entre outros aspectos. Por exemplo, um pode precisar de outros materiais escolares que o outro não precisa. 

Muitas mães, para manter o quarto com uma aparência de mais organizado, costumam usar a mesma roupa de cama para todas as camas. Mas é importante nesse momento respeitar os gostos dos filhos, ainda que visualmente você acredite que não ficou muito bom.

Crie estratégias para manter a organização

Essa é, provavelmente, uma das tarefas mais difíceis quando o assunto é quarto compartilhado entre irmãos. Se uma criança já faz bagunça no quarto, imagine mais de uma em um único cômodo. 

Nesse caso, é interessante que você tenha caixas organizadoras e que elas fiquem ao lado ou ao “pé” da cama correspondente a cada criança. 

Além das caixas, você também pode usar cabides de parede, pois não ocupam espaço e ainda ajudam a manter tudo organizado de forma simples. Se possível, coloque-os numa altura em que as crianças — desde que mais velhas — já possam, por si só, colocar o objeto ali para estimular a organização do local.

Estimule a interação

Tudo é uma questão de equilíbrio e ao mesmo tempo que a individualidade entre os irmãos deve ser mantida, a interação entre eles também precisa ser estimulada. É bom que, no quarto tenha uma área, ainda que pequena, onde os dois possam brincar e se divertir juntos. Pode ser um tapete, uma tenda ou então pequenas poltronas com uma TV para as crianças mais velhas.

Dessa forma, as crianças podem se divertir juntas, criar laços emocionais importantes e, ao mesmo tempo, ter noção de respeito do espaço em comum, aprendendo a dividir.

Viu como é possível fazer a decoração de quarto infantil compartilhado sem precisar de ideias mirabolantes? Manter as crianças no mesmo quarto é também uma forma de ensinar a eles como conviver em harmonia com outras pessoas desde muito cedo e aprender a dividir.

Precisando encontrar os móveis para o quarto compartilhado? Vá a uma loja e procure pelos Móveis Henn!

Leia também: Ideias para complementar a decoração do quartinho do bebê

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!