Blog – Ideas your way
28 Jul

Dicas de como limpar os tapetes em casa

Os tapetes são excelentes itens decorativos e ajudam não só a manter a beleza da casa, como são excelentes para deixar os ambientes mais aconchegantes. 

Além disso, eles são uma ótima opção para dividir visualmente os cômodos da casa, utilização ideal para quem mora em estúdios, por exemplo. 

O único problema é como limpar os tapetes em casa?

Eles acumulam muita poeira e precisam ser limpos constantemente, para manter a higiene da casa, em especial em locais onde há pessoas alérgicas a poeira e ácaros. 

Por isso, neste post vamos ensinar como fazer a limpeza diária do seu tapete em casa. Dicas simples e misturinhas que você pode fazer com produtos que tem em casa

4 dicas para limpar os tapetes em casa 

Aqui estão algumas dicas que vão te ajudar a manter os tapetes da sua casa mais limpos e higienizados, seja na sala, quarto, sala de jantar e cozinha. 

Mas é importante lembrar que, apesar dessas dicas serem úteis para aquela limpeza diária, todos os anos é importante mandar seu tapete para a lavanderia ou serviço especializado, para que ele fique devidamente limpo e ofereça segurança para toda a sua família e amigos. 

Dito isso, vamos às dicas!

1. Tirar o pó

Como limpar tapete em casa O primeiro passo para começar a limpeza do tapete é remover o pó acumulado. Para isso há duas possibilidades, dependendo do tapete que você tem em casa. 

Para tapetes de pelo alto o ideal é utilizar um aspirador de pó para sugar toda a sujeira e os acúmulos que estão na peça. O mesmo funciona também para tapetes mais baixos

Outra boa dica é removê-los de dentro de casa e colocá-los para pegar sol. Peça ajuda de alguém que mora com voceê para pendura-lo na cerca ou muro que estejam limpos. Aproveite e dê batidinhas para liberar a sujeira que está nele. 

Tapetes de sala podem ser levados para fora a cada dois ou três meses, dependendo da possibilidade de sol. Já os de quarto podem ser colocados na janela toda a vez que for fazer uma limpeza mais geral na semana, para assim irem eliminando o cheiro e evitando que ácaros e fungos se criem na superfície. 

Se você usa tapetes na sala de jantar, a atenção deve ser redobrada. Cuidado com alimentos que possam cair e se acumular, especialmente naqueles de pelos altos. Faça sempre uma ótima limpeza após receber convidados.

2. Remova as manchas com misturas caseiras 

Como remover manchas de tapetes com produtos caseirosA primeira coisa que você deve saber é que, infelizmente, nem todas as manchas poderão ser removidas dos tapetes, assim como acontece com as roupas e tantos outros objetos que temos em casa. 

Mas, falando daquelas que podem ser removidas, há misturas caseiras muito simples e eficázes para licar com aquelas pequenas marquinhas que tanto incomodam:

A primeira delas é: água + detergente neutro

Faça essa misturinha em um recipiente e depois umedeça a área manchada. Com uma escova macia, vá esfregando devagarinho e com movimentos leves. Deixe agir alguns minutinhos e depois limpe com um paninho úmido

Neste caso, não esqueça de colocar o tapete no sol para que esta área que foi molhada fique completamente seca, evitando o mal cheiro e o acúmulo de ácaros.

Essa receita pode ser usada em todo o tipo de tapetes, sem contra-indicação. 

A segunda misturinha é: água oxigenada com bicarbonato de sódio

Misture um pouquinho em um recipiente e deposite sobre a mancha, sem espalhar. Depois, usando um papel branco - como um papel toalha - remova a mistura devagarinho. 

Aqui o tapete também precisa secar bem, mas não precisa ser no sol. Ah, e se o tapete for escuro, cuidado, a água oxigenada pode acabar modificando a cor dele. 

LEIA TAMBÉM

3. Faça limpeza a seco

Como fazer a limpeza do tapete a seco em casa Sabia que você também pode fazer limpeza a seco do tapete em casa?

Muitas pessoas ficam com medo de usar água para limpar o tapete e com razão. Se ele não for adequadamente seco pode acabar se tornando um local de proliferação de fungos é ácaros. 

Por isso, uma solução é fazer a limpeza a seco. Para isso você vai precisar misturar amido de milho e bicarbonato de sódio, assim sequinhos, sem água. 

Misture os dois ingredientes na mesma proporção e aplique sobre todo o tapete. Depois é só usar o aspirador de pó para remover a mistura aplicada junto com a sujeira. 

Essa misturinha pode ser usada em tapetes de pelo alto e baixo, mas lembre-se de sugar bem depois para que nada fique acumulado. Você também pode remover o tapete de dentro de casa e batê-lo do lado de fora, mas conte com ajuda para isso. 

4. Neutralize o mau cheiro

Como tirar mau cheiro de tapetes em casa Infelizmente o tapete pode ficar com mau cheiro, especialmente se você tem animais de estimação em casa ou mora em um local úmido e a casa fica fechada por muito tempo (por exemplo, você passa o dia fora e só abre a casa de noite).

Para eliminar esse cheirinho indesejado, faça uma mistura com bicarbonato de sódio e um ingrediente cheiroso que você goste, como folhas secas de canela, cravo da índia, lavanda, etc. Mas seco! 

Espalhe essa mistura no tapete e deixe por alguns minutos. Depois, usando o aspirador de pó, remova tudo. O tapete ficará cheiroso e, por consequência, a sua casa também.

Não esqueça de, sempre que possível, levar os tapetes ao sol, especialmente os dos quartos e da sala de jantar. Assim você também evita ácaros e fungos e pode fazer aquela limpeza no piso que fica debaixo do tapete. 

Você pode usar as nossas dicas para fazer a limpeza dos tapetes a cada 15 dias ou na frequência que achar melhor. Mas, programe-se para levar seu tapete para fazer uma lavagem mais profissional pelo menos uma vez ao ano. 

Quer receber mais dicas para ajudá-lo no seu dia a dia?

Então, siga as nossas redes sociaisassine a nossa newsletter.

Assim você não perde nadinha! 

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!