Blog – Ideas your way
Quarto personalizado: tudo sobre os papéis de parede
30 Ago

Quarto personalizado: tudo sobre os papéis de parede

Em todos os lares, o quarto é o recanto do dono. Nele passamos muitas horas descansando, estudando, lendo ou até assistindo televisão em alguns casos. Portanto, este espaço deve ser o mais "seu" possível, afinal, é onde você vai para encontrar tranquilidade e bem-estar.

Através da disposição dos móveis, roupas de cama, tapetes e afins, caracterizamos o espaço de modo que aquele sentimento de "meu lugar" tome conta ao abrirmos a porta. Porém, é possível ir além e deixar também a parede do seu quarto com a sua cara!

Os papéis de parede têm o poder de transformar um ambiente sem gerar grandes gastos, bagunça ou transtornos. Eles são, de certa forma, fáceis de aplicar e o melhor, podem ser trocados assim que você enjoar. Muito legal, não é mesmo?

Por isso, preparamos um guia com informações úteis e dicas de estampas e texturas. Confira!

As melhores estampas e texturas para o quarto

O primeiro passo é escolher como você aplicará o papel de parede no seu quarto e definir que estilo mais se encaixa ao espaço. Opte por algo que combina com sua personalidade, roupas de cama e móveis.

Agora vamos aos desenhos!

Estampa geométrica:

Tendência nos últimos anos, remete ao urbano, jovem e dinâmico. Com tons contemporâneos, pode ser composta por linhas orgânicas ou traços retilíneos.

Texturas clássicas:

Caracterizadas por desenhos de arabescos, com traços que remetem à natureza e linhas orgânicas. Faz referência a estilos europeus e transmite sofisticação.

Estampa listrada:

Visualmente, dão a sensação de maior espaço no ambiente aplicado. Possuem tons contemporâneos e dão uma cara mais neutra para o local.

Textura de tijolos:

Uma opção forte e estilosa. Conta com linhas orgânicas em combinações que agradam os olhos para uma composição industrial e alegre.

Materiais, comercialização e aplicação

Os principais materiais do mercado são fibra natural, vinil, veludo, tnt e borracha.

Cada um deles tem uma característica especial que deve ser levada em conta na hora da escolha, para se adaptar mais ao seu ambiente. Entretanto, os mais comuns são os de fibra natural – mais próximo do papel – e o de vinil, super indicado para quem não quer se incomodar com acúmulo de poeira, umidade e durabilidade.

Todos estes são comercializados em rolos ou por metro. Portanto, é muito importante ter exatamente o tamanho do local que você irá aplicá-lo para não passar perrengues com a falta de material ou grandes sobras.


Quanto à aplicação, não é muito difícil, mas requerer atenção, tempo e ferramentas. Caso algum desses quesitos não esteja disponível para você, busque um profissional.

Contudo, se o seu desejo é se aventurar sozinho, primeiramente, garanta que a parede esteja totalmente lisa, sem imperfeições, texturas, rachaduras ou infiltrações. Em seguida, estude o formato que seu papel de parede é aplicado – se é auto-colante ou precisa de cola – e encontre a melhor maneira de encaixar a estampa ou textura conforme os recortes para garantir que nenhuma emenda fique perceptível.

A dica final é: comece personalizando somente uma parede, irá dar um toque especial sem ficar enjoativo.

A partir daí, mãos à obra e boa sorte!

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!