Blog – Ideas your way
Qual a diferença entre revenda e franquia? Como isso se aplica para lojas de móveis?
24 Set

Qual a diferença entre revenda e franquia? Como isso se aplica para lojas de móveis?

Você sabe qual a diferença entre revenda e franquia? Revender o produto de uma determinada marca não seria o mesmo que abrir uma franquia? A resposta é não. A franquia é um modelo de negócio no qual você deve seguir o padrão que é determinado pela marca. No caso de uma revenda, você pode tocar o seu negócio da forma que achar melhor e a marca do produto não determina como a venda deve acontecer.

Aliás, essa pode ser uma das maiores dúvidas dos empreendedores quando vão abrir uma loja de móveis, por exemplo. Abrir uma franquia ou apenas revender produtos de algumas das marcas mais renomadas do país? Para entender qual é o melhor modelo de negócio nesse momento para alcançar os seus objetivos, é importante conhecer sobre o assunto.

Veja abaixo qual a diferença entre revenda e fraquia e entenda as vantagens e desvantagens no caso de uma loja de móveis. Confira!

O que é uma franquia?

Abrir uma franquia é como contratar o pacote pronto. Tudo já vem pré-determinado pela franqueadora: as cores da marca, como os móveis devem ficar dispostos na loja, qual o tamanho e localização do ponto, como os funcionários devem realizar o atendimento e assim por diante. Além disso, a venda só pode acontecer por um período determinado em contrato. Para continuar vendendo os móveis dessa franquia, você deve renovar o contrato.

Aqui podemos enxergar muitos pontos positivos, mas existem outros negativos como em qualquer modelo de negócio. A falta de liberdade para tomar certas decisões é muito grande. Afinal de contas, nem mesmo o tamanho do ponto e as cores dele podem ser determinados por você. Além disso, nem sempre a franquia é capaz de compreender a realidade de uma determinada região, o que pode gerar problemas.

E como funciona a revenda?

Aqui há muito mais liberdade e funciona de uma forma mais simples. Você compra os móveis de uma distribuidora e revende na sua loja da forma que desejar e com o preço que quiser. O revendedor também recebe orientações da marca para vendê-la da melhor forma possível, mas ele tem a liberdade de vender os móveis das mais variadas marcas, não ficando preso a uma única empresa. 

Outra vantagem encontrada na revenda é que o investimento inicial é menor e pode ser de acordo com as duas possibilidades no momento. Já a franquia tem um valor mínimo estabelecido e pode ser necessário pedir um empréstimo ou vender um bem para abri-la.

Qual é o melhor modelo?

Não existe o melhor, mas sim o modelo que é mais adequado para o seu objetivo. Além disso, é importante pensar no equilíbrio financeiro e na manutenção do negócio. É preciso ter dinheiro não só para abri-lo como também para mantê-lo. É interessante também escolher um setor que você já tem um certo conhecimento.

Quer mais dicas para ter sucesso no seu novo empreendimento? Então, assine a nossa newsletter e confira!

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!