Blog – Ideas your way
14 Jul

Rotina de mãe: 3 dicas para ajudar no dia a dia

Manter a rotina bem estruturada é um desafio, principalmente quando há afazeres domésticos, responsabilidades no trabalho e com a família. Quando a mulher precisa lidar com todas essas exigências e, ainda, com os cuidados da criança, a rotina de mãe pode ser mais difícil, exigindo muita organização e jogo de cintura para cumprir suas obrigações.

Porém, para conciliar os horários, manter a qualidade nas tarefas e ainda participar da vida dos filhos, não é necessário abdicar de uma ou outra atividade, há algumas ajustes que podem ser feitos e ajudar na rotina de mãe e no dia a dia dos pequenos.

Por isso, listamos 3 dicas que podem te ajudar muito em casa e também pessoalmente. 

1- Concilie sua rotina com a das crianças

Rotina de mãe: inclua as crianças nas tarefasOs filhos precisam ir para a escola, creche ou para a casa de um responsável, fazer as refeições, se preparar para a saída, organizar os materiais e uma série de outras atividades que devem ser feitas diariamente.

Para que a rotina das crianças e da mãe sejam compatíveis, uma dica valiosa é organizar os horários do responsável de acordo com essas necessidades e repassar para o pequeno.

Se ele já tiver idade o suficiente para ter obrigações, é possível designar atividades específicas enquanto a mãe faz outras coisas. Como exemplo, a criança pode se vestir enquanto a mãe se troca para o trabalho, ou o pequeno pode preparar sua mochila enquanto a mãe prepara o lanche.

Caso a criança ainda não tenha responsabilidades, a mãe pode determinar qual a melhor ordem que engloba tanto as responsabilidades do filho quanto do adulto, com uma previsão de tempo que não prejudique os horários do trabalho ou da escola.

Aqui uma ótima ideia a ser aplicada é o do 'brincou, guardou', que estimula a criança a guardar os próprios brinquedos após a brincadeira e que, mais tarde, pode ser ampliada para o quarto e, por fim, a ajuda com o restante da casa. 

Isso não só o coloca dentro da rotina, como o faz ter senso de responsabilidade e zelo pelas próprias coisas, entendendo que cada um pode e deve contribuir com a organização da casa, especialmente com as coisas que são suas. 


Leia também!

2- Determine prioridades pessoais e profissionais

Rotina de mãe: concilie a maternidade e sua carreira profissional Como a rotina demanda muito tempo direcionado para a criança, é necessário pensar as atividades e desejos de acordo com a prioridade. Com isso em mente, é preciso pensar que nem sempre será possível fazer tudo o que se planejou e que, às vezes, será necessário abrir mão de algumas coisas em prol das crianças. 

Leia também: Aprenda como escolher o bebê conforto ideal para seu pequenoSe a mãe quiser fazer um curso profissionalizante e uma atividade complementar, por exemplo, é importante definir qual exercício é prioritário e mais relevante, evitando sobrecarregar ainda mais a rotina de mãe.

O mesmo vale para as atividades da criança. Se o pequeno precisar de aulas de reforço e ainda quiser fazer um curso extra, a responsável deve avaliar qual atividade é mais urgente, como encaixar na rotina e se há recursos o suficiente, ajudando a criança a se desenvolver e, ainda, evitando comprometer o orçamento e rotina de ambos.

Conforme a criança vai crescendo e a dependência dela com a mãe diminuindo, outras tarefas, projetos e hobbies podem ser adicionados à rotina de mãe e filho. Sempre observando o tempo dedicado ao convívio, descanso e sem atropelar as prioridades do dia a dia. 

3- Forme uma rede colaborativa

Rotina de mãe: reunião de pais e professores pode ser uma rede de suportePor fim, ao se tornar mãe o caminho natural é começar a frequentar outros ambientes comuns aos pais, como escolas, reuniões de pais e professores ou outras instituições e ambientes, como clubes e parques.

A partir desse contato, uma possibilidade é formar uma rede colaborativa com outros pais, familiares e amigos, com intuito de aliviar o peso da rotina de mãe e, ainda, ajudar outros responsáveis.

Muitos pais, por exemplo, marcam de revezar o final de semana com as crianças. Assim, uma família se responsabiliza pelos cuidados do pequeno em um final de semana enquanto outra possui tempo livre para outros afazeres e obrigações.

Mais um exemplo é pensar em caronas para a escola ou mesmo lanches comunitários, experiências interessantes tanto para a criança quanto para melhorar a qualidade da rotina de mãe.

Essas dicas são ótimas para que o dia a dia da mãe e da criança sejam mais leves, assim, esses e outros pontos podem ser adaptados de acordo com a necessidade da família, atividades de ambos e gostos pessoais.

Nesta hora, vale a pena contar com os avós, tios e os amigos mais próximos que também tem filhos. E lembre-se, se em um dia ele estará lá na casa do amigo, no outro pode ser que estejam todos na sua casa. Organize sua rotina para este dia quando seu espaço estará cheio de pézinhos correndo e crianças gargalhando. 

Gostou das dicas que separamos para você? Aproveite para assinar nossa newsletter e conferir outros artigos interessantes!

Ah, e não se esqueça também que a Henn tem o quartinho perfeito para o seu pequeno crescer e aprender. Conheça as nossas linhas infantis e presenteie seu filho com tudo o que há de bom! 

Share with
your friends

Leave a comment

Select the subject of
your interest!