Blog - Ideias do seu jeito
Brincadeiras para desenvolver o bebê: veja opções de acordo com a faixa etária
08 Out

Brincadeiras para desenvolver o bebê: veja opções de acordo com a faixa etária

Cuidar de uma criança vai muito além de pensar nas necessidades básicas do pequeno. Seu desenvolvimento motor, seu aprendizado e a maneira que enxergará o mundo também serão influenciados pela criação dos pais, assim, é necessária muita atenção.

Mesmo com as muitas atividades e afazeres, os pais podem se integrar de atividades que ajudem no desenvolvimento do bebê, como as próprias brincadeiras em seu dia a dia. Muitas brincadeiras ajudam a estimular o raciocínio, o desenvolvimento psíquico e motor e pontos de personalidade da criança, ajudando no crescimento saudável.

Para conhecer algumas dessas brincadeiras que ajudam no desenvolvimento do bebê, confira algumas opções!

Crianças de 6 até 12 meses

As crianças de 6 até 12 meses estão na fase em que começam a ficar eretas, sentar sem apoio e passam a manusear objetos de uma mão à outra. Esse equilíbrio vai se intensificando conforme o tempo passa, melhorando a atividade motora.

Além disso, o pequeno começa a entender sons, a gostar de algumas músicas e formar o conceito de “causa e consequência”, assim, quando for brincar com objetos, irá começar a entender que soltando o boneco ele cai, ou jogando com mais força ele se distancia.

Dessa forma, é bom investir em bichinhos flutuantes para usar em banheiras, cubos coloridos com sons, brinquedos de encaixe, com botões sonoros ou mesmo formas geométricas para empilhar, estimulando a criatividade e o raciocínio do pequeno e ajudando no desenvolvimento do bebê.

Crianças de 3 ou 4 anos

Crianças com 3 ou 4 anos já andam e correm, são mais independentes e sociáveis. Nessa idade é bom estimular o contato com os amigos e fazer brincadeiras em grupo ou mais agitadas. Passar uma tarde no parque com o triciclo, brincando de pega pega ou de futebol são boas ideias para direcionar a energia da criança e contribuir com seu desenvolvimento.

Crianças de 5 ou 6 anos

Tem filhos com 5 ou 6 anos e está sem criatividade e sem imaginar quais brincadeiras fazer e que eles possam compreender e participar? Essa é uma fase na qual os movimentos já possuem maior coordenação e os jogos com regras podem ser usados. Vejamos abaixo algumas boas opções.

Desenho sem fio

A criança fica com as costas virada para você ou para outra criança e quem está atrás faz o desenho de alguma coisa apenas usando o dedo. A criança deve descobrir que desenho foi feito. É uma ótima opção para aguçar a imaginação.

Explosão de coca-cola com mentos

Que tal brincar de cientista com o seu pequeno? Basta colocar uma bala de Mentos sabor menta numa garrafa de coca-cola (de preferências as de plástico) e fechar. Quem for abrir depois de um tempo é melhor tomar cuidado para não tomar uma chuva de refrigerante.

Crianças de 7 a 8 anos

Origami

Que tal montar objetos e animais com papel? A prática do Origami, além de ser muito relaxante, também é excelente para ajudar na imaginação e no raciocínio lógico. Comece ensinando objetos mais simples, com poucas dobras e depois, vá tornando a brincadeira um pouco mais complexa.

Elefante colorido

Essa brincadeira funciona muito bem quando você tem um grupo com várias crianças. Jogue uma bola para cima, de preferência uma bexiga e diga: elefante colorido. As crianças devem perguntar “que cor?” e você vai escolher uma cor, por exemplo, azul. As crianças precisam encontrar algo com a cor azul para tocar. Quando a bexiga cair no chão acabou o tempo.

Complete a música

Essa é uma brincadeira que até os adultos gostam e as crianças vão amar. O melhor dela é que pode ser feita com apenas uma criança (perfeita para os pais que têm 1 filho). Cante músicas que a criança conheça, pare em alguma parte e peça para ela completar a letra da música.

Crianças de 9 a 10 anos

Erupção colorida

Nessa idade, as crianças adoram uma boa experiência científica e é possível fazer isso de forma bem simples em casa. Pegue vários copos com água e coloque em cada um diferentes cores de anilina. Depois peça para as crianças despejarem uma colher de sopa de bicarbonato de sódio. Elas verão um tipo de erupção colorida subindo pelo copo e vão amar, melhor ainda se derramar pelas bordas como um vulcão de verdade.

Jogo dos 7 erros

Outra brincadeira divertida que estimula a memória e o interesse das crianças. Você escolhe um cômodo da sua casa e pede para que a criança observe por 1 minuto o local. Depois ela sai e você muda 7 objetos de lugar. A criança volta e tenta adivinhar o que mudou. Cuidado para não deixar a brincadeira muito difícil e acabar desmotivando.

Todas essas brincadeiras podem e devem ser complementadas com outras ideias que melhor trabalham com o desenvolvimento corporal e mental. Afinal, há uma infinitude de atividades que podem ser feitas com os pais e as crianças. Além disso, cada pequeno se desenvolve no seu tempo, então é importante acompanhar esse crescimento e identificar os melhores momentos para cada atividade.

As brincadeiras de acordo com a faixa etária precisam ser estimulantes e combinar o momento do desenvolvimento cognitivo da criança. 

Quer mais novidades sobre o assunto? Então, acompanhe a Henn pelas redes sociais: Facebook, Instagram, YouTube, Pinterest e Linkedin

Leia também: Conselhos que toda mamãe de primeira viagem deveria receber

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário

Selecione o assunto de
seu interesse!