Blog - Ideias do seu jeito
Especial Dia dos Namorados: 5 dicas para um relacionamento mais feliz
04 Jun

Especial Dia dos Namorados: 5 dicas para um relacionamento mais feliz

Entre dúvidas e incertezas, a quarentena trouxe uma nova realidade aos casais: os que moram juntos, estão experimentando uma convivência mais intensa; os que vivem em casas diferentes têm de lidar com a barreira física e, no meio disso tudo, surge a pergunta: como manter um relacionamento saudável e apaixonado? 

Já podemos adiantar que não existe fórmula mágica, mas separamos algumas dicas bem práticas, que temos certeza, podem ajudar.

1. Para manter-se apaixonado, veja o mundo pelos olhos do outro

Pode-se dizer que empatia é um passo além do companheirismo, não é só sobre estar ao lado da pessoa que você ama, mas também entendê-la, mesmo quando você não concorda com a opinião ou atitude dela. 

Um relacionamento é feito de duas pessoas e é normal que existam divergências em alguns pontos, por isso, ver a situação pelos olhos do outro é a melhor forma de lidar com as intempéries que surgem no caminho. 

2. Esteja atento aos sinais que o outro está emitindo

Quanto mais a gente convive, mas nos conhecemos. Com o tempo, vamos ficando craques em perceber os sinais que nosso parceiro está emitindo. Seja um convite velado para um jantar, uma roupa nova, alguma coisa que outro trouxe da rua para vocês fazerem juntos.

Preste atenção, valorize e incentive essas trocas, é dessas pequenas coisas que a cumplicidade nasce e se fortalece. Estar junto, presente, na mesma sintonia, essa é a melhor forma de manter um casal conectado. 

3. Em um relacionamento saudável, as pessoas pedem desculpas

O orgulho pode ser um sentimento perigoso e, por mais que seja difícil, é preciso que trabalhemos para deixá-lo de fora dos nossos relacionamentos. Se você fez ou disse algo errado, não fique postergando ou esperando a poeira baixar, seja sincero, peça desculpas e se esforce para que o erro não se repita. 

Segundo o psicólogo dominicano, John Gottman, nos relacionamentos existem discussões que podem ser resolvidas e essas devem ser discutidas e resolvidas da forma mais eficiente possível, afinal, brigas longas, que se arrastam por dias, podem esfriar qualquer relacionamento em um piscar de olhos. 

O psicólogo também aponta um outro tipo de conflito, ele os chama de ‘conflitos perpétuos’, que são aqueles que fazem parte da essência do outro e você não vai conseguir mudar. Nesse caso, a saída é sair da trincheira, entender o posicionamento do outro e encontrar uma forma de conviver com isso. Insistir no mesmo ponto só vai aumentar o distanciamento. 

4. O amor é para quem está disposto

Relacionamentos só são mágicos o tempo todo nas comédias românticas (e as vezes, nem nelas), a magia que une e fortalece os casais pode e deve ser fabricada todo dia. Por isso, relacionamentos bem-sucedidos são, sobretudo, construídos por pessoas que não se acomodam, que aprenderam a, todo dia, olhar para o parceiro com os mesmo olhos do primeiro encontro e achar formas de demostrar esse amor. 

Assim como qualquer outra coisa na vida, relacionamento precisam de manutenção, de incentivo, de novidade e só faz isso quem está disposto. 

5. Case-se muitas vezes, de preferência, com a mesma pessoa

O cineasta Arnaldo Jabor, em seu famoso texto intitulado ‘Divórcio’, traz uma reflexão muito importante: você já parou pra observar como quando terminamos um relacionamento finalmente conseguimos perder peso, mudar de casa, renovar o guarda-roupas e tantas outras coisas? 

Pois bem, a chave dos relacionamentos duradouros está aí, ninguém sobrevive após 30, 40, 50 anos casado com a mesma pessoa, os mesmos móveis, o mesmo círculo de amigos. O segredo é  mudar de tempos em tempos, livrar-se do passado, tornar-se uma nova versão e é claro, casar-se de novo, mas se possível, sempre com a mesma pessoa. 

Manter um relacionamento saudável e apaixonado nem sempre é fácil, mas sempre vale a pena. Enquanto houver amor, desejamos que também haja vontade para continuar melhorando, um passo por vez, todos os dias. 

A Henn deseja que o amor e a cumplicidade sejam sempre presentes na sua vida e que seu dia dos namorados seja repleto de surpresas. 

Tem um dica de relacionamento ou uma história pra contar pra gente? Manta lá no nosso perfil do Instagram ou na página do Facebook. 

 

Os gifs desse post foram retiradas do Giphy, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário

Selecione o assunto de
seu interesse!