Blog - Ideias do seu jeito
Empreendedorismo: as primeiras ações para quem quer começar um negócio sem experiência
16 Set

Empreendedorismo: as primeiras ações para quem quer começar um negócio sem experiência

Empreender é uma das principais alternativas na vida profissional dos brasileiros, principalmente após as últimas crises, onde muitos têm seguido em busca de ser dono dos próprios passos.

A opção de começar um negócio do zero parece ser muito atrativa quando pensamos em gerenciamento próprio de tempo, poder de decisões e construção financeira individual. Porém, muitos outros fatores devem ser levado em conta antes de qualquer ação, como grande parte da vida, nem tudo são flores: inexperiência, problemas financeiros e fatores externos podem levar todos os sonhos por água abaixo.

Por isso, prepare-se bem antes de qualquer coisa, mantenha o foco, seja persistente e confira algumas dicas que reunimos junto à empreendedores mais experientes para começar pisando em solo fértil e fugir das areias movediças.

#1 Faça análises detalhadas e não haja por impulso

Começar um negócio apenas porque está irritado com a vida de empregado nunca será uma boa opção.

Analise sua vida, suas necessidades e o que deseja para o futuro, se a opção de empreender é a que mais se enquadra em seus objetivos e você está disposto a passar por todas as dificuldades que virão, vivendo sem uma renda fixa pelos próximos 2 anos, então sim, esse é o melhor caminho.

Mas fique ligado, ser dono da própria empresa não quer dizer que deixará de lidar com pessoas irritantes, clientes arrogantes e atitudes estúpidas ao seu redor. Quanto mais responsabilidades, mais sangue frio e mente forte será necessário!

 #2 Teste e valide sua ideia

A maioria dos empreendimentos se inicia a partir de uma ideia que deseja suprir uma necessidade de mercado, mas será que o produto ou serviço gerado pela sua empresa irá funcionar e dar frutos? Talvez nunca encontre essa resposta antes de tentar, porém, é possível diminuir os riscos com base em estudos e pesquisas de campo. 

Primeiro, reflita se você é mesmo apaixonado por este negócio e se está disposto a dar tudo de si e ser feliz nos próximos anos. Em seguida, identifique em que parte do mercado sua ideia está:

  • Se ela é algo que ainda não foi explorado;
  • Se ela já foi foi bem experimentada por alguém;
  • Se ela resolve um problema enfrentado pela sociedade;
  • Ou se satisfaz uma necessidade.

A partir desta definição, corra atrás do maior número de informações possíveis sobre o mercado, converse com públicos em potencial e consulte especialistas do nicho em que deseja atuar.

#3 Prepare um plano de negócios

A partir das definições recolhidas no tópico anterior, planeje!

Um plano de negócios bem elaborado é a melhor forma de definir todos os passos do seu empreendimento e garantir que não haverá falhas nem falta de recursos, tanto na atuação como no financeiro, desde o primeiro momento até os anos seguintes de atuação.

Começar um negócio sem ele ou sem experiência como administrador é um erro muito grande e que pode acarretar em grandes problemas no futuro.

#4 Aprenda a lidar com orçamentos apertados

Você deve saber que ao empreender terá de passar por problemas nas finanças pessoais, mesmo que tenha uma boa reserva, nem sempre é possível prever quando o real retorno do seu trabalho chegará. Portanto, aprenda a viver com menos do que está acostumado!

É muito comum que no início, empreendedores fiquem até sem salário ao final do mês para garantir que sua empresa continuará a crescer, portanto, saiba lidar com orçamentos apertados para não entrar em desespero ou atrapalhar o bem-estar da sua família e de seu negócio.

Por fim, um grande ensinamento que todo empreendedor com um pouco mais de experiência pode dar é: não pare em meio a fracassos! A persistência é a maior qualidade de quem quer ir longe e, essas derrotas são grandes ensinamentos para atingir o sucesso na próxima tentativa!

Quando você tropeça levemente em uma calçada, não é automático aquele pulinho e o passo mais acelerado? Nos negócios é a mesma coisa: os obstáculos, depois de superados, lhe jogarão para frente com mais potência e equilíbrio.

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário

Selecione o assunto de
seu interesse!