Blog - Ideias do seu jeito
Organizando seu roupeiro: passo a passo para eliminar a bagunça!
08 Set

Organizando seu roupeiro: passo a passo para eliminar a bagunça!

Um dos pontos mais críticos na organização de um quarto é o guarda-roupa, não é mesmo?

Na maioria das vezes, buscamos rapidamente encontrar a roupa que mais se encaixa no momento e bagunçamos grande parte do ambiente com aquela clássica frase: "depois eu arrumo". E pode piorar ainda mais se as peças forem parar em cima da cama, poltrona ou cadeira, assim organizar o guarda-roupa fica mais difícil. 

Outro fator que contribui para essa desorganização é o grande número de roupas que acumulamos no decorrer da vida, especialmente aquelas peças de 5 ou 10 anos atrás que estão lá ocupando um espaço enorme, apenas por esquecimento ou algum apego emocional.

Por isso, preparamos algumas dicas para lhe ajudar a organizar seu roupeiro da melhor forma possível, evitando que seja necessário mexer em tudo para encontrar o que deseja. Confira!

A preparação

Para começar, essa atividade demanda um bom tempo, então, separe um espaço na sua agenda, coloque roupas confortáveis e mantenha o bom-humor.

Em seguida, retire tudo de dentro do guarda-roupa, traga da lavanderia o que está limpo e também, tudo que deveria estar em seu quarto e ficou em algum outro local da casa. Provavelmente, um desespero baterá ao ver todo aquele montante, mas, mantenha a calma e, aproveite para limpar as roupas que estiverem com alguma poeira, ou passar um pano úmido com vinagre branco para evitar mofos e fungos.

A partir daí, abra caminho para separá-las em duas categorias: mantenho e descarto. Note que aqui está uma das partes mais importantes do processo, portanto, seja sincero consigo e não continue a acumular o que não usa. Caso esteja em bom estado, mas não quer mais, doe!

Faça uma boa avaliação do que for para a pilha do mantenho. Se possível, após a primeira triagem, volte para ela e analise com cuidado, com base em usabilidade e sentimentos.

A separação

Com certeza, o tamanho da montanha já não será o mesmo e o sentimento de alívio já estará tomando conta de você. Então, siga em frente e vamos para a parte sistêmica do processo.

Primeiro, separe por categorias: roupas íntimas, meias, calças, jaquetas, blusas, camisetas, camisas, chinelos, tênis, sapatos e, no caso das mulheres, vestidos e sapatilhas.

O segundo passo para organizar o guarda-roupa é separar roupas íntimas e meias, camisetas e blusas finas, blusas de frio e casacos, shorts e calças. Agora, analise o que irá para as gavetas e o que ficará para os cabides e separe-os. Não precisa colocar nada dentro do roupeiro ainda, apenas categorize as peças.

   
A organização

Agora, comece dobrando o que irá para as gavetas e sinta o prazer em organizar o guarda-roupa chegando, estamos perto do fim!

Faça rolinhos com as meias e pacotinhos com as cuecas ou calcinhas. Em seguida, coloque-os de pé na gaveta e por ordem de cor, do mais claro para o mais escuro, ou vice-versa. Aqui é importante formar um gradiente e não deixar nenhuma peça em baixo da outra. Assim, chegará rapidamente ao que deseja no momento da correria e não deslocará nada para pegar.

Com as blusas e camisetas, o processo é parecido. O que for para a gaveta, dobre de forma uniforme até formar quadrados conforme a imagem abaixo, e cuide para que a estampa fique visível. Agora, coloque-os de pé e em ordem de cor, formando aquele lindo gradiente.

Para calças, shorts e saias, dobre ao meio e alise bem para não amassar. Dobre até chegar perto de um quadrado e organize-os dentro da gaveta de pé e por cor, formando o nosso querido gradiente.

Agora, uma boa parte já foi, não é mesmo? Então vamos para os cabides! Se possível, tenha todos iguais e da mesma cor. Para organizar o guarda-roupa, padrões sempre ajudam.

Na sequência, pendure tudo que pode amassar facilmente ou é mais difícil de dobrar. Para facilitar na hora de encontrar, não há segredos: separe por categoria ou modelo e em seguida organize por cor. Do mais claro para o mais escuro ou vice-versa.

Já sinta o "ufa" tomando conta dos seus pulmões, o fim está próximo!

Vamos finalizar o processo com os calçados: separe-os por categoria, utilidade e cor. Caso tenha uma sapateira, ótimo, ficará lindo! Se for um espaço dentro do roupeiro ou um cantinho especial, coloque o que mais usa na frente, com colunas baseadas na categoria e no nosso gradiente. Não há muitos segredos.

Acabou! Acabou! Espero que após essa última parte você olhe ao seu redor e não veja nada além de organização!

A regra para manter isso depois de todo este trabalho é continuar com a categorização por cores e modelos, bem como, deixar tudo à vista! 

Como pode notar, durante a parte da organização, todas as peças foram inseridas no seu espaço de modo que você possa ver rapidamente o que é e se combina com a sua ideia para o look do dia. Assim, nada sai do lugar sem a devida necessidade!

Organizar o guarda-roupa ficou mais fácil agora! Aproveite e baixe gratuitamente nosso infográfico que ensina a descartar, guardar e doar roupas corretamente. 

Algumas das imagens deste post foram retiradas do Pinterest, caso uma seja de sua autoria, entre em contato conosco para darmos os devidos créditos ou retirarmos da publicação.

Compartilhe
com seus amigos

Deixe seu comentário

Selecione o assunto de
seu interesse!